FERGS Realiza Reunião Regional da 1ª Região


NOTÍCIAS

23/07/2012

No domingo, dia 22 de julho, o sol trouxe alegria aos corações dos participantes da Reunião do Conselho Regional Espírita da 1ª Região Federativa da Federação Espírita do Rio Grande do Sul – Fergs, realizada na sede da Federação e na Sociedade Espírita Paz e Amor. Durante o dia foram desenvolvidas palestras e oficinas para presidentes e diretores das Uniões Distritais Espíritas – UDEs e das Casas Espíritas de Porto Alegre.

A abertura do evento ocorreu com a presença de Maria Elisabeth Barbieri, presidente da Fergs; Rosi Possebom, vice-presidente doutrinária; Lea Bos Duarte, vice-presidente de unificação; Valmor Valente, coordenador do Conselho Regional Espírita – CRE – da 1ª Região, além de 150 participantes das UDEs Passo da Areia, Navegantes, Tristeza, Centro, Santana, Partenon e Gloria.

Durante a manhã todos participaram da plenária, quando foi apresentado o vídeo “A Fergs somos nós”. Valmor Valente fez a prece de abertura e falou sobre a importância da unificação do Movimento Espírita e da integração entre os trabalhadores Espíritas. Em sequência foram apresentados os diretores executivos e trabalhadores da Fergs.

Com atenção e emoção, a platéia ouviu a exposição de Elisabeth Barbieri sobre os 70 anos de lançamento da obra literária “Paulo e Estêvão”, de autoria de Emmanuel pela psicografia de Francisco Cândido Xavier. A obra descreve a vida e a conversão de Saulo de Tarso ao Cristianismo, assim como a formação dos primeiros núcleos cristãos, trazendo profundas reflexões sobre problemas e desafios das atividades religiosas, principalmente com relação à unificação do Movimento Espírita. Paulo escrevia cartas para orientar as igrejas por ele implantadas, documentos estes que servem para toda a cristandade. Hoje, os Espíritas contam com orientações preciosas, entre elas as obras básicas codificadas por Allan Kardec e demais orientações editadas para o Movimento Espírita.

O papel do divulgador do Espíritismo foi apresentado por Guilherme del Valle da Silva, do Decom da Fergs. Após foi trabalhada a importância da realização de tarefas integradas e harmonizadas na Casa Espírta, onde todos os trabalhadores devem compreender as atividades e ter uma visão sistêmica dos departamentos. Para acolher, esclarecer e consolar amorosamente todos que chegam à Casa Espírita é indispensável a qualificação contínua do trabalhador e o estímulo à formação de novos líderes.

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação – DTI, Luiz Claudio Azambuja, apresentou o uso de tecnologia a favor do Movimento Espírita. A Fergs está trabalhando nesta área e as ferramentas que oferece às Casas Espíritas visam uma melhor eficácia da divulgação e integração do Movimento Espírita.

A vice-presidente de unificação, Lea Bos Duarte, falou sobre o trabalho integrado e em equipe, objetivando dar condições de universalidade a mensagem a ser divulgada com simplicidade e humildade.

A seguir, os participantes foram divididos em quatro grupos para estudar casos que podem ocorrer nas Casas Espíritas. Após as discussões os grupos apresentaram soluções para as problemáticas levantadas. Em outro momento, os paticipantes foram divididos, de acordo com suas atividades na Casa Espírita,em: presidentes, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – Esde, Departamento da Infância e Juventude – DIJ, Departamento de Assuntos da Família – Dafa, Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita – Dapse, Departamento Doutrinário – Dedo, Departamento de Tecnologia da Informação – DTI e Departamento de Comunicação Social Espírita – Decom. Para os grupos setoriais foram apresentadas informações para serem serem debatidas, aprofundadas e realizadas conclusões.

O dia foi de integração e de aprendizado, os ganhos foram muitos e para finalizar Valmor Valente agradeceu a presença e desejou que as informações divulgadas na Reunião possam suprir as necessidades do Movimento Espírita. Elisabeth Barbieri e Lea Bos Duarte agradeceram a todos e solicitaram aos partipantes que divulguem as informações recebidas e que motivem a participação de todos os trabalhadores para a reunião do próximo ano.

Um comentário em “FERGS Realiza Reunião Regional da 1ª Região

  1. Nilva Bohnenberger disse:

    Domingo de aprendizado e rica troca de experiências na FERGS. Representantes da SEHBV tiveram efetiva participação nas diversas atividades realizadas. Parabéns a todos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s