Você e a Paz – Tramandaí – 19 de agosto de 2012


foto 1foto 26-Divaldo Franco Você e a Paz

O Movimento Comunitário Você e a Paz, evento ecumênico iniciado em 1998 e difundido sistematicamente por Divaldo Pereira Franco, é desenvolvido em várias cidades do Brasil e do Exterior. Esse Movimento cresce e se intensifica. A cada ano mais cidades realizam o evento Você e a Paz, semeando a cultura da não-violência, estimulando o ser humano a desenvolver a paz íntima.

Tramandaí, a Capital das Praias, no Estado do Rio Grande do Sul, realizou na tarde-noite do dia 19 de agosto de 2012 a sua primeira edição. Dorotéo Fagundes, do Programa Galpão do Nativismo da Rádio Gaúcha, fez a apresentação cultural, executando várias canções regionalistas. Os organizadores foram as instituições representativas do movimento espírita do litoral norte do Rio Grande do Sul.

O Prefeito de Tramandaí, Anderson José Tomiello Hoffmeister fez a saudação inicial destacando a presença de vereadores do Município e o Prefeito de Palmares do Sul/RS. Luiz Genaro Ladereche Figoli, representante da Loja Maçom 213 de Palmares do Sul/RS, apresentou a proposta de paz que é construída pela maçonaria. O representante no Núcleo da Cruzada Militar Espírita de Porto Alegre, Uchoa Collares de destaque as propostas de paz apresentadas por Jesus.

A Dra. Amália Viviane Faria da Silva, Presidente da Comissão de Direitos Humanos de Tramandaí, fez referência a participação de várias cidades litorâneas próximas, ressaltando o cumprimento dos ditames legais que organizam a sociedade humana, afirmando que só se constrói a paz erradicando a violência. O Instituto Waldomiro Lorenz de Porto Alegre, Dr. Fernando Lorenz disse que a paz, mais do que um sonho é uma disciplina e que se deve manter o otimismo mesmo em situações desfavoráveis.

Divaldo Franco, o Embaixador da Paz no Mundo, apresentou o entendimento de Buda, Sócrates e Jesus sobre a não-violência, desenvolvendo a paz íntima, aquela que não pode ser quebrada, violentada, pois que tem por base o amor incondicional a si mesmo, ao próximo e a Deus. No ano 2000, informou o nobre conferencista, a UNESCO estabeleceu seis itens para se alcançar a paz. 1º- Preservar a paz; 2º- Rejeitar a violência; 3º- Ser generoso; 4º- Respeitar o Planeta; 5º Ouvir para compreender; e 6º- Redescobrir a solidariedade.

A ONU identificou as vertentes da violência no mundo durante um encontro internacional de todas as religiões do Planeta. Essas vertentes são constituídas de 4 itens, a ignorância, o analfabetismo, a miséria econômica, e a miséria sociomoral. Divaldo enfatizou que a criatura humana assimila o bem, a ternura, a paz e que o ódio se dissemina até encontrar o algodão do amor.

Ideias-força destacadas por Divaldo: É necessário trazer a paz para dentro dos lares; É fundamental que a família assuma seu papel inalienável de educadora no lares; Educação é o trabalho de construção, de edificação do indivíduo; É necessário desarmar o indivíduo de seus ímpetos violentos; Não se erradica os maus hábitos em pouco tempo, mas em décadas; Há uma violência muito cruel, a indiferença; Agir, não reagir; Tornar-se pacífico é se tornar melhor; A solidariedade e a gentileza devem ser redescobertas; Há necessidade de o indivíduo identificar o objetivo da vida, o seu sentido psicológico.

Finalizado a sua participação, Divaldo foi amplamente aplaudido de pé por mais de 1400 pessoas entusiasmadas em se tornarem pacíficos e pacificadores e num gesto de solidariedade, de carinho, todos se abraçaram, cantando a seguir, como muito entusiasmo a canção Paz pela Paz, de Nando Cordel.

Após o encerramento da solenidade Dorotéo Fagundes presenteou Divaldo Franco com o Livro-Agenda Gaúcha 2013. É uma agenda que insere cerca de 40 páginas com diversas informações sobre o regionalismo, a cultura gaúcha, um pequeno dicionário de termos gaúchos e diversas outras informações úteis. O Livro-Agenda é um projeto anual de disseminação da cultura regional do Brasil, lançado em 2004, da autoria de Dorotéo Fagundes de Abreu.

Um fraterno abraço
Paulo Salerno

Texto: Paulo Salerno, fotos: Jorge Moehlecke

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s