Retorno à Pátria Espiritual


clip_image002

Cecília Rocha

Nascida em Jaguarão (RS) em 21 de maio de 1919, vivia na capital gaúcha desde a infância, onde seus pais (José Rocha e Carmen Rocha) e irmãos (Otávio, Alberto, Mário e Fernando) fixaram residência. Em Porto Alegre, concluiu o ensino fundamental, seguido do curso secundário de magistério e o de pedagogia, com especialização em administração escolar. Exerceu o magistério de escolas de ensino fundamental, públicas e particulares, no interior e na  capital do Rio Grande Sul, até a sua aposentadoria, após mais de trinta anos dedicados à profissão. Em 1957, Cecília Rocha já estava em plena atividade no movimento espírita do seu Estado, atuando como evangelizadora. Em 1958, participou da Confraternização de Mocidades Espíritas do Norte e Nordeste do Brasil, ocorrida em Teresina (PI), quando conheceu Divaldo Pereira Franco, a quem dedicou amizade até o final dos seus dias no plano físico. (…)

Em julho de 1980, já aposentada, Cecília fixou residência em Brasília, por solicitação do então presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), Francisco Thiesen, passando a integrar a diretoria da FEB, onde exerceu os cargos de diretora (1980-1982) e de vice-presidente, de 1983 até março de 2012. Por 31 anos, Cecília se dedicou à organização e desenvolvimento da Área de Estudo, no campo experimental da FEB e do Movimento Espírita Federativo, sobretudo no que diz respeito à implantação e aperfeiçoamento das escolas de evangelização espírita infanto-juvenil e estudo doutrinário espírita de adultos. Participou da elaboração e da implementação das Campanhas de Evangelização Espírita Infanto-juvenil, no início juntamente com Maria Cecília Paiva, e do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Promoveu cursos e seminários de treinamento nestas duas áreas, em todo o país e no exterior. Foi coordenadora da Área do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita das Comissões Regionais do Conselho Federativo Nacional da FEB. Coordenou atividade educacional da FEB em Santo Antônio do Descoberto (GO). Foi autora e organizadora de livros infantis editados pela FEB e da obra ―Pelos Caminhos da Evangelização‖. Em 2009, a editora da Federação Espírita do Rio Grande do Sul lançou a obra ―A Missão e os Missionários‖, de Gladis Pedersen de Oliveira, focalizando ―a figura de Cecília Rocha mergulhada na ação evangelizadora de corpo e alma, isto é, de mente e coração‖, resgatando ―todo o seu esforço em prol da evangelização da criança e do jovem‖.

À irmã Cecília Rocha, respeitada obreira espírita, rogamos a Jesus bênçãos de paz durante o seu retorno à Pátria Espiritual e registramos as homenagens à fiel seguidora do Cristo. O velório ocorreu em 06 de novembro, das 7h às 9h, no Cemitério Campo da Esperança (Asa Sul, Brasília, DF).

[Obs.: nota divulgada pela FEB, com modificações] – http://www.febnet.org.br

Esta entrada foi postada em DIJ.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s